O Egito e Hollywood.
Tornou-se comum ver em filmes de Hollywood sobre o Egito colocarem atores de pele branca e olhos claros para retratar os egípcios. Filmes como Cleópatra (1963) A Múmia (1999) entre outros.
No entanto, há muita controvérsia entre egiptólogos acerca deste assunto. Desde a decifração dos Hieróglifos até meados do século XX , acreditava-se que os egípcios eram completamente brancos, por influência de uma visão eurocêntrica racista. Por que racista? Pelo fato de que a civilização do Egito ser extremamente inteligente e que tiveram descobertas em ramos como astronomia, matemática, arquitetura e medicina. Sim exatamente por isso que europeus não admitiam que o povo egípcio fosse negro.
Mas quando começaram a observar as velhas pinturas de túmulos, as pessoas eram completamente diferentes do estereotipo tinham lábios grossos, e pele de um vermelho amarronzado.
Zahi Hawass, o secretario geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, alega que os egípcios não eram nem brancos nem negros, apesar de o Egito estar na África. Mas já nos textos dos sábios da antiguidade que estiveram em contato com os egípcios, um deles, Heródoto (conhecido como o pai da história) que visitou o Egito antigo, afirma : “(...)eles tem pele negra e cabelo crespo (...)".Temos também o historiador Amiano Marcelino, que viveu aproximadamente no século IV D.C. e que escreve: “(...) a maior parte dos homens do Egito são morenos ou negros, com uma aparência descarnada”.
Categoria: Cinema, Curiosidades
0 comentários